quinta-feira, 26 de março de 2009

O Roots Percursor do Reggae

Pronto... Só basta a palavra Reggae aparecer que logo vem o nome do cara que alavancou o Reggae mundialmente de tal maneira que mais nenhum músico por mais roots que seja conseguirá. Bob, Robert Nesta Marley.
Photobucket

Bom, sem dúvida Bob foi o Pai do reggae na visão mídia, o cara que popularizou o ritmo com melodias dançantes e letras de resistência, protestos e reivindicações. Pois é, agradeço a ele por isso, mas Bob não foi(propriamente)essa figura magnificente que as pessoas pensam por ai...

Marley grava Rat Race entre os anos de 67 a 72(escrita por Rita Marley) que faz críticas explicitas ao sistema político, mas em umas de suas apresentações, o "One Love Peace Concert" de 1978, Marley chama dois rivais políticos jamaicanos para dar as mãos no palco. Meio contraditório né neguinho... Tirando também que ele fora um bom empresário e ainda tratava sua esposa Rita como uma "mucama", que provavelmente tenha sido um dos motivos para que Rita entrasse com uma ação na justiça querendo sua mansão como forma de indenização...
Bob foi um ótimo cantor, mas um cantor normal que se lançou com o reggae.. Não quero desmerece-lo, mas como uma pessoa que "prega" suas mensagens de paz e amor pode ter uma atitude como aquelas? É, Bob se contrariando denovo!
E a tão famosa "One Love", foi escrita por Peter Tosh, que em 78 foi espancado quase até a morte devido a palavras dirigidas ao Primeiro Ministro Jamaicano. Tosh sim atacava de frente o sistema que a Babilônia seguia e ainda segue até hoje. Era sempre perseguido e espancado várias vezes pela polícia até que em 87 Tosh foi assasinado na própria rua de casa em Kingston que dizem que fora um mero assalto mas né fica a dúvida.

O Reggae num todo existe muito antes e muito além de Marley, e poucas pessoas tem conciência disso. Mas sem dúvidas ele foi o que expandiu o movimento Rastafari e o próprio reggae mundo à fora, e é lembrado por todos e sempre será.

Pesquisem sobre o reggae e seus músicos, escutem as rajadas antigas e as novas... O Rastafari cresceu e cada vez surgem novas bandas com idéias verdadeiras que pode nos levar até a luz.

Os que sabem muito:
http://youandmeonajamboree.blogspot.com/
http://original-feeling.blogspot.com/
http://www.jahspirit.blogspot.com/
http://rsindependente.blogspot.com/
http://www.culturaiandi.com.br/

2 comentários:

  1. o reggae se significa pra mim paz, equilibrio é também serve de expressão aquelas pessoas, que não sabe o que e paz.faça de sua vida uma filosófia jamaicana e tente repassar essa confiança as pessoas que pretende fazer a paz.
    hoje temos que ter atitude e ser mas humano seja um regueiro de verdade,.,essas e minhas palavras..
    Nilson Silva

    ResponderExcluir
  2. ai galera o meu msn e nilsinhosilva23@hotmail.com
    quero fazer novas amizades assim como bob marlei fez conquistando á todos;.;.
    isso significa pra mim paz de verdade
    hoje eu sou outra pessoa mas refletida e á consiencia certa;/;abraços as pessoas que me adicionarem

    ResponderExcluir