terça-feira, 3 de março de 2009

Desvendando a "Guerra contra o Terror"

Esta semana o senado dos EUA estará debatendo a sua primeira tentativa em formar uma Comissão de Inquérito para investigar os abusos da “Guerra contra o Terror” lançada pelo governo Bush após os ataques de 11 de setembro. Num ato inédito, a comissão estará investigando as agências responsáveis desvendando casos de tortura, detenções ilegais, escuta telefônica e transferências ilegais para prisões secretas no mundo todo. Isso é um avanço incrível para o governo dos EUA, porém como sempre há interesses muito fortes que gostariam que a verdade fosse mantida em segredo.

A Comissão de Inquérito é essencial para desvendar 8 anos de operações secretas, encontrando assim os responsáveis pelos abusos e impedindo que novas injustiças aconteçam. A Comissão é um importante esforço para mostrar que os EUA, sob a administração Obama, quer compensar os seus erros do passado, denunciando as violações de direitos humanos da cruzada anti-terrorismo da era Bush.

Sem uma mobilização popular dos EUA e do mundo, pode ser que a Comissão nunca seja estabelecida. Assine a petição a favor de investigações sérias, ela será apresentada para a Comissão Judiciária do Senado Americano ainda esta semana antes da votação do senado:

http://www.avaaz.org/po/end_the_war_on_terror

Depois de 8 anos desastrosos, ainda há muito o que se desvendar sobre as operações anti-terrorismo do governo Bush. O lançamento da Comissão de Inquérito será debatido a partir desta semana em uma auditoria pública, num processo que deve durar o ano todo. Ajude a fazer esta petição crescer, precisamos mostrar que o mundo apóia as investigações contra os abusos de instituições governamentais como a CIA. Somente uma investigação séria poderá acabar com a impunidade, garantindo assim que as abduções, assassinatos e desaparecimentos como os ocorridos no presídio de Guantanamo, nunca mais aconteçam.

A “Guerra contra o Terror” ainda não acabou. Semana passada o Departamento de Justiça do Obama manteve uma postura da era Bush ao argumentar que os detentos do presídio de Bagram no Afeganistão não tem o direito legal de contestar a sua prisão. Entretanto, houve também o anúncio surpreendente de que o único “inimigo de combate” em solo americano seria finalmente julgado em uma corte civil, garantindo mais justiça que um tribunal militar.

Estas decisões contraditórias revelam que o governo Obama ainda está indeciso, porém a escolha não é difícil, se as práticas ilegais continuarem a ocorrer nas mãos do governo americano, a desconfiança e a violência entre nações só irá aumentar. Se os erros da era Bush forem mantidos em segredo, o governo americano irá perder a credibilidade, dando espaço para a impunidade e a continuação dos abusos. A Comissão bi-partidária de investigação representa um grande avanço em que os EUA irá mostrar para o mundo que eles estão mais comprometidos com direitos humanos. Apóie as investigações, assine abaixo:

http://www.avaaz.org/po/end_the_war_on_terror

Ao rejeitar a tortura, acabar com as detenções ilegais e defender o estado de direito em todas as suas ações mundo afora, os EUA estarão criando uma nova relação com o mundo. Vamos plantar a esperança de que haverá um compromisso em desvendar as injustiças deste passado recente antes de seguirmos em frente com um senso ético mais forte.

Leia mais sobre os abusos da "Guerra contra o Terror":

Guerra contra terror corroeu direitos humanos, diz especialista
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,guerra-contra-terror-corroeu-direitos-humanos-diz-especialista,324753,0.htm

Memorando da era Bush ampliava poderes na 'guerra ao terror'
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,memorando-da-era-bush-ampliava-poderes-na-guerra-ao-terror,332322,0.htm

Documento revela poderes ilimitados de Bush contra o terror
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1024789-5602,00-DOCUMENTO+REVELA+PODERES+ILIMITADOS+DE+BUSH+CONTRA+O+TERROR.html

Simulação de afogamento é 'tortura', diz secretário americano de Justiça
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h_HAre2DpqjlwKa54Axz_IQzOTYA

Nenhum comentário:

Postar um comentário