sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Constância

Photobucket

Só por meu canto e meu louvor de cada dia Serem de um para um só, de modo tão constante, Não pode meu amor chamar-se idolatria, Nem ser meu bem-amado a ídolo semelhante. Afável meu amor era ontem e hoje é afável E, inda, vero na sua invulgar excelência. Portanto, o verso meu, quanto a essência, imutável, Diz uma coisa só, acorde com sua essência. "Beleza, amor, constância", eis o meu argumento; "Beleza, amor, constância", a variar só na forma, E nesta variação se empenha o meu intento. Três temas num! Que belo escopo que isso forma! "Beleza, amor, constância" andam cada um isolado; A outrem, juntos, não deu jamais os três fado.

(SONETOS de William Shakespeare)

Eis a questão, constância.
O que seria a constância no contexto relação, amor e beleza?
Seria, segundo meu caro amigo Shakespeare, uma perfeita composição moldada pela racionalidade humana, mas que na prática seria impossível, pois esses elementos são distintos, fazem parte de um grupo distintos. Essa composição moldada pela vontade humana é ilusória, pois segundo as experiências existenciais do autor, elas nunca poderiam andar juntas, ou seja, ou se tem beleza, ou se tem amor... Mas se o amor é cego, tudo é belo, então, sem problemas!
E então, eu diria:
"Beleza, amor e flexibilidade; pois para uma relação ter constância, ambas as partes devem ser mais flexíveis o possível, respeitando o espaço de cada um e alimentando a vivência a base de muita compreenção e é claro, amor.
Shakespeare era bom com as palavras, ele as tornava sublime, mas sem dúvidas as trevas da dor logo viriam em suas doces mensagens, constantemente, fazendo-o, talvez, se mascarar do verdadeiro valor do amor, de amar e ser amado.
No meu ver, não podemos tratar a vida que é amor, em junção com a dor da morte do corpo, da morte de idéias e principalemente da morte de antigos amores. O viver é constante no amor, e no amor o viver é pleno, belo, sereno e justo.
Agradeço a Deus por toda a existência perfeita, Graças Shakespeare por suas mensagens imortais que alimentam o coração de muitos, como o meu.

Vida!!!!

Bendito seja o amor, Deus no trono Eterno!